Descrição do Tratamento

O que é?
É um tumor benigno causado por vírus (HPV) Pappilomavirus humano, vírus este que pode causar também tumores malignos no colo do útero ou no pênis, segundo o sorotipo. São benignos os de sorotipo 1, 2, 3 e 4. A denominação das verrugas está relacionada ao lugar onde elas se desenvolvem ou ao seu aspecto.

Assim temos:

 Verruga plantar nas solas;
 Palmar nas palmas;
 Anogenital ou condilama acuminado cerca do períneo;
 Periungueal ao redor das unhas;
 Subungueal sob as unhas;
 Vulgar as de aspecto mais característico (couve-flor);
 Plana;
 Filiforme;

Como se adquire?
As verrugas são de causa infecciosa, transmitindo-se por contato com o vírus causador, contato este que pode variar desde um apertar as mãos até uma relação sexual ou a coçadura de uma lesão estabelecida que propicia a auto-inoculação, também é possível a transmissão através de objetos.

Como evolui?
Mínimas lesões da pele permitem o vírus penetrar nas células, obrigando-as a produzir uma proteína que interfere nas funções reguladoras da reprodução celular, com isto a reprodução celular se dá de forma anormalmente acelerada. A supressão desta regulação é temporária o que explica a permanência autolimitada das verrugas e seu desaparecimento após certo tempo.

O que se sente?
As verrugas são nódulos (proliferação celular) endurecidos, benignos, de cor acinzentada, que de forma geral não causam sintomas. Em determinadas situações (devido à localização) pode haver dor ou sangramento.
Como se faz o diagnóstico?
Em princípio o exame clínico é suficiente levando-se em conta os aspecto e a localização da lesão.

Como se previne?
Previne-se evitando o contato com o vírus. A prevenção é de difícil execução, sendo raro o adulto que já não tenha apresentado algum tipo de verruga.

Dúvidas? Ligue: (41) 3015-8507